manchetes

Análise em água de lagoa do bairro Conceição II aponta motivos que provocam a mortes de peixes


A água da Lagoa da Pedreira no bairro Conceição II em Feira de Santana, onde há cerca de 15 dias foi feira a coleta de amostras e levadas para análise em um laboratório está mesmo contaminada. O resultado da amostra já foi entregue ao chefe de educação ambiental da prefeitura João Dias e ele explicou que o resultado só confirmou a suspeita de que a demanda de oxigênio da água estava muito alterada.

“A demanda química por oxigênio deu altíssima. Deu 48 vezes o normal estabelecido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente. Foi justamente esse problema que provocou a morte dos peixes. O que diminui o oxigênio, como nos havíamos falado, foi a introdução de matéria orgânica , trazida pelas chuvas e o esgoto despejado pelas pessoas que moram em torno da lagoa. Porque não tem saneamento básico na Conceição e o esgoto é despejado in natura ou seja, sem tratamento, dentro da lagoa. Quando diminui o oxigênio as pessoas começaram a entrar na lagoa para pegar o peixe, revolveu a matéria orgânica que estava no fundo da lagoa que o manancial não teve o poder depurativo para purificar e aí essa matéria orgânica no fundo da lagoa, quando se dissolveu na água , com as pessoas remexendo o manancial, ficou pior ainda, diminui anda mais o oxigênio e foi justamente isso que provocou a morte de peixes”, relatou João Dias.
O chefe do departamento de educação ambiental da prefeitura frisou também que a Secretaria de Meio Ambiente tem lutado muito para preservar as lagoas de Feira de Santana. O maior problema de acordo com ele, é a captação e tratamento dos esgotos que por ser insuficiente não contribui para a preservação.
“É preciso que a concessionária faça a essa parte e só vamos ter lagoas totalmente limpas quando nós tivermos uma captação e tratamento de esgoto maior. Aí sim, nossas lagoas podem ter a fauna e aquática e a água com boa qualidade. É necessário fazer um cinturão com encanações de captação de esgoto do lado do bairro Conceição II e esse esgoto seria bombeado ou levado para uma estação próxima para que a água possa ser tratada e devolvida a lagoa”, finalizou.
Fonte: Acorda Cidade

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.