Livraria do Supremo completou 10 anos em 2018


Notícias do STF

Instituição social com a missão de divulgar a jurisprudência da Suprema Corte, ampliando o acesso aos cidadãos, a Livraria do Supremo completou 10 anos em 2018. Em comemoração à data, uma exposição no Espaço Cultural Ministro Menezes Direito, do STF, fala sobre a criação da área, as etapas de produção e o conteúdo das obras, além de divulgar as publicações eletrônicas e os números de livros vendidos e doados.


Diversos exemplares disponíveis na loja física, localizada no Anexo II-B do STF, bem como no site do STF trazem decisões e dados históricos do STF. As obras impressas são vendidas a preço de custo, unicamente para cobrir os gastos com impressão, e os pagamentos são feitos por Guia de Recolhimento da União (GRU), depositados diretamente na conta do Tesouro Nacional. As publicações também podem ser acessadas em versões eletrônicas gratuitas.

O livro mais vendido é “A Constituição e o Supremo”, que já está na sexta edição. Em seguida, estão os informativos com decisões mais recentes do STF e o livro de “Memória Jurisprudência”, que trata das decisões históricas da Corte. A primeira publicação comercializada foi a Revista Trimestral de Jurisprudência (RTJ) e, posteriormente, o acervo passou a contar com obras como as Coletâneas de Jurisprudência (Direitos Humanos, Direito Eleitoral, Direito Penal e Processual Penal), catálogos, livros comemorativos e edições especiais. Destacam-se a publicação sobre os 30 anos da Constituição Federal, obras raras, processos históricos e obras direcionadas ao público infantil, como a “Cartilha do Poder Judiciário” e a “Turma da Mônica e o Supremo Tribunal Federal”.

Números
Desde a criação da Livraria do STF, mais de 70 mil exemplares foram doados para instituições públicas, bibliotecas universitárias e órgãos do Estado e do Poder Judiciário. Quase 47 mil livros impressos foram vendidos e, desde junho de 2017, mais de 80 mil livros digitais foram baixados. A Livraria tem mais de 13 mil clientes cadastrados, que recebem informativos, via e-mail, sobre os lançamentos disponíveis. Para receber informações sobre os novos produtos da Livraria, basta enviar mensagem para livraria.cdju@stf.jus.br.

Versão digital gratuita
Acompanhando os avanços tecnológicos e as mudanças nos hábitos de leituras, em 2016 a livraria passou a oferecer publicações em diversos formatos. Desde então, além de impressas, as obras passaram a ser disponibilizadas nas versões PDF, EPUB, MOBI e MP3 (audiolivro).

Os formatos eletrônicos dos livros possibilitam a busca de palavras no corpo do texto e aumentam ou reduzem o tamanho da fonte, além de oferecer maior facilidade de transporte e armazenamento. A versão digital das obras pode ser acessada para download gratuito.

Impressão sob demanda
Para os leitores que preferem folhear as páginas das obras, a Livraria recebe pedidos de impressão dos livros por encomenda. Algumas publicações, a exemplo da Constituição Federal de 1988, são atualizadas com frequência. Assim, a partir de uma solicitação, o livro é impresso e ainda pode ser personalizado com o nome do cliente, caso a compra tenha sido feita pela internet.

A Livraria também comercializa souvernirs do Tribunal. São Constituições de bolso, cartões postais, agendas, blocos de anotações, calendários, entre outros produtos.
Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário