Enem, SiSU, Fies e Prouni: veja o calendário para o ensino superior em 2019.1


O começo de cada ano é sempre um período de grandes expectativa para quem sonha com uma vaga em cursos de graduação. Se os estudantes passam pelo menos 12 meses se preparando para o processo seletivo das instituições de ensino, é em janeiro e fevereiro que a ansiedade aumenta. Além dos resultados dos vestibulares do país, é dada a largada para a inscrição em diversos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior. Confira abaixo os calendários do Enem, SiSU, Fies e Prouni para não perder os prazos:

Enem

Grande parte dos procedimentos da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio já foram realizados, mas o resultado do Enem 2018 será disponibilizado em 18 de janeiro. Com a pontuação, será possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e buscar vagas em instituições públicas de ensino; conseguir um empréstimo com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); ou pleitear uma bolsa de estudo no Programa Universidade para Todos (Prouni).
Outra opção é estudar em Portugal com a nota do Enem 2018. Atualmente, mais de 1,2 mil estudantes já foram beneficiados desde a última apuração do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgada no final de abril de 2018. Já são 37 faculdades e universidades portuguesas que firmaram convênio com o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para a oferta de vagas na graduação.
SiSU 2019
O edital do SiSU 2019 foi publicado em 21 de novembro de 2018. Poderão participar estudantes que tenham feito o Enem 2018 e tenham nota acima de zero na redação. Segundo o calendário, as inscrições acontecem entre 22 e 25 de janeiro, na página do SiSU. Saiba mais:
• Inscrição: entre 22 de janeiro e 25 de janeiro
• Resultado: 28 de janeiro
• Lista de espera: entre 28 de janeiro a 4 de fevereiro
• Matrícula: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
Prouni
As inscrições no Prouni 2019.1 devem acontecer entre 29 de janeiro 1º de fevereiro. Os candidatos podem conseguir bolsa de estudo parcial (50%) ou integral (100%) a depender da faixa de renda em que se enquadrem. É importante destacar que estudantes que tenham bolsa de 50% do Prouni podem também contratar o Fies. Confira as datas importantes do programa:
• Inscrições: 29 de janeiro de 2019 até 1º de fevereiro
• Resultado
Primeira chamada: 4 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro

• Comprovação de informações
Primeira chamada: de 4 a 12 de fevereiro
Segunda chamada: de 18 a 25 de fevereiro

• Lista de espera
Inscrição: 7 e 8 de fevereiro
Resultado: 11 de março
Comprovação de informações: 12 a 13 de março

Fies 2019
O edital do Fies 2019 foi divulgado ontem (09) e prevê inscrições entre 05 e 12 de fevereiro de 2019, na página FiesSeleção. É preciso ter alcançado a média mínima de 450 pontos nas provas do Enem e pontuação acima de zero na redação. O critério também é válido para o P-Fies. Confira abaixo outras datas importantes:
• Inscrições: 05 a 12 de fevereiro
• Resultados: 18 de fevereiro
• Complementação das inscrições: 19 a 25 de fevereiro
• Lista de espera: 20 de fevereiro a 31 de março (a modalidade P-Fies não tem lista de espera)
• Convocação da lista de espera: Ainda não divulgado
Fonte: Acorda Cidade
Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário