Programa da Saúde da Família tem repasses federais congelados há 11 anos



Criado em 1994 para ser a porta de entrada da população no atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o Programa de Saúde da Família enfrenta o congelamento dos repasses federais há 11 anos. Ainda assim, o programa continua avançando para áreas mais pobres e remotas do país, atendendo dois em cada três brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, há mais de 43 mil equipes habilitadas de saúde da família atendendo 134 milhões de pessoas. É o equivalente a 65% da população brasileira, ou o maior índice já registrado pelo programa. Mas o pagamento dessas equipes é um desafio aos combalidos cofres dos municípios, que são os responsáveis pela execução da iniciativa, mostra reportagem de Carlos Madeiro.


Aposta do programa Mais Médicos para atrair profissionais para as unidades de saúde, programas de residência em medicina da família e comunidade têm hoje quase 70% das vagas ociosas. Apesar da ampliação do programa, dados obtidos pela Folha mostram que a adesão a esse modelo ainda é baixa.


Reportagem de Flávio Costa conta que o maior grupo criminoso do país, o PCC (Primeiro Comando da Capital), continua a servir de modelo para outras gangues surgidas dentro do sistema prisional brasileiro. A mais nova facção identificada pelas autoridades chama-se PCP (Primeiro Comando do Panda), nascida em uma das principais prisões de Rondônia: a Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo, mais conhecida como Urso Panda, localizada em Porto Velho. Rondônia é um dos nove estados brasileiros onde o PCC disputa diretamente com o Comando Vermelho o controle das rotas e do comércio de tráfico de drogas e armas, além da influência nos presídios.

O ex-ministro Rubens Ricupero questiona as motivações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para se alinhar com os Estados Unidos, em contraposição à China, e declarou que uma ideologia que ele chama de "tosca e mal trabalhada" pode prejudicar o Brasil na relação com outros países a partir do ano que vem. Diplomata de carreira, Ricupero disse ao repórter Marcelo Freire que essa associação entre o novo governo e a gestão Donald Trump pode prejudicar o país "de maneira grave".

Fonte: ResumododiaUOL
Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário