manchetes

176 mil toneladas de lixo e entulho foram coletadas em Feira este ano


De acordo com o relatório do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), 157.359.07 toneladas de resíduos sólidos e 18.783.72 toneladas de entulho foram coletadas em Feira de Santana, no ano de 2018.

No que concerne à coleta de podas de árvores, o material removido foi correspondente a 415,22 metros cúbicos. A varrição atingiu uma área total de 77.151,20 quilômetros.
Com relação à coleta de animais mortos, este ano, foram removidos 182 de grande porte e 4.739 de pequeno porte.
Serviços especiais
O relatório informa também que foram realizados diversos serviços em bairros da cidade, a exemplo de sacheamento, roçagem, pintura de meio-fio, retirada de terra das sarjetas, capinação, limpeza de bocas de lobo, limpeza de canais e limpeza de feiras livres.
Distritos e povoados
Ainda conforme os dados da Sesp, foram realizados serviços de limpeza e manutenção nas sedes e povoados dos oito distritos de Feira de Santana: Tiquaruçu, Jaíba, Maria Quitéria (São José), Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), Bonfim de Feira, Humildes, Matinha, Limoeiro e Jaguara.
Descumprimento de Leis Municipais
O Núcleo de Fiscalização da SESP emitiu 4.346 notificações e 915 autos de infração. O relatório informa também que 245 pessoas foram notificadas por meio de edital.
Atendimento de solicitações
O Departamento de Limpeza Pública atendeu, através do telefone do referido órgão, 4.020 solicitações dos munícipes. Já por meio do Centro de Atendimento ao Feirense (CEAF) foram atendidas 4.112 solicitações e via e-mails e pelo Whatsapp 1.034. Ainda constam no atendimento 394 indicações do Legislativo feirense e 880 ofícios de diversos órgãos.
Eventos cobertos e atendidos
O Departamento supracitado atuou em 224 eventos de Feira de Santana, entre eles: Festa de São Domingos, Caminhada do Perdão, Micareta, Dia do Trabalhador, Festa de Santo Antônio, Festa de Senhora Santana, Arraiá do Comércio, Corpus Christi, São João de São José – Maria Quitéria, São Pedro de Humildes, Festa de 2 de julho, São Pedro de Jaíba, São Pedro de Bonfim, XIV Festival de Bandas e Fanfarras, Festa de São Roque, Ação Global, Expofeira, Desfile 7 de Setembro, Semana Nacional do Trânsito, Aniversário da Cidade, Festa do Vaqueiro - Jaguara, Eleições Presidenciais (limpeza dos colégios), Dia da Consciência Negra  e Festa de Reis – Tiquaruçu.
Operação Micareta
Segundo o relatório das atividades de 2018, o Departamento de Limpeza Pública utilizou na Micareta  250 agentes de limpeza para o serviço de varrição; 30 agentes de limpeza para serviços especiais, como lavagem e sucção; cinco agentes ambientais; seis fiscais de limpeza pública; 20 cabos de turma; três encarregados de comunicação (rádio operador); dez operadores de rádio comunicação; um técnico em segurança do trabalho, 25 agentes de limpeza (coletores); 15 motoristas e um encarregado de tráfego.
Para lavagem, desinfecção e aromatização das ruas, foram necessários 900 mil litros de água, 3,5 mil litros de inibidor de odor concentrado, 3,5 mil litros de detergente gel concentrado e 3,5 mil litros de aromatizante concentrado Lavanda.
No tocante a equipamentos para coleta dos resíduos sólidos, no evento momesco, foram utilizados dez caminhões coletores e compactadores de lixo com capacidade para 15 metros cúbicos de lixo compactado, por veículo.
A lavagem das ruas contou com quatro caminhões tipo pipa, equipados com motobomba e capacidade mínima para nove mil litros de água, por veículo.
Para a sucção dos resíduos líquidos, foram utilizados dois caminhões tipo sugador e três caminhões tipo pipa, cedidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural.  
Os serviços na operação Micareta contaram com o apoio também de oito caçambas, um caminhão carroceria aberta e um caminhão carroceria fechada. Além disso, 12 automóveis foram viabilizados para  coordenação e supervisão dos trabalhos. Já a comunicação foi feita por 16 rádios UHF.

SOBRE Santiago Live

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.