Secretaria de Saúde recolhe até 700 pneus por dia em Feira de Santana


O descarte incorreto de pneus pode colaborar para o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti. Devido ao grande número de recolhimento desses materiais na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 29, a II Feira de Endemias, no espaço Marcos Moraes na Avenida Getúlio Vargas. O evento, que é parte da Mobilização Contra o Aedes Aegypti, contou com várias exposições e dicas de como reaproveitar os pneus.

Diariamente, cerca de 400 a 700 pneus são recolhidos em Feira de Santana. Estes são enviados para o Ecoponto e ganham novas formas, como objetos de decoração e até cimento. “Alguns desses pneus são enviados para a empresa CBL, onde são triturados e transformados em cimento. Então ao invés de descarta-los erroneamente, é possível reaproveitar e até gerar uma renda”, ressalta a gerente do Ecoponto, Margarete Gonçalves.
Quatro caminhões são utilizados para o trabalho
De acordo com o coordenador de endemias, Edilson Matos (foto), para fazer o recolhimento na cidade são utilizados quatro caminhões. “Estamos localizados num entroncamento rodoviário, então encontramos de fato um grande volume desses materiais descartados”, informa.
"Já quero para minha casa"
A exposição chamou a atenção de Sivoneide Oliveira (foto). Ela conta que estava pesquisando sobre esses objetos e aproveitou para verificar pessoalmente. “Para quem tem uma varanda espaçosa é ótimo. Eu adorei, já quero até pra minha casa”, ressalta.
A programação também serviu para novas parcerias. No local, a Vigilância Epidemiológica esteve recebendo representantes do Conder, que se prontificaram a trabalhar em conjunto no alcance de algumas áreas da cidade, para reduzir os índices de notificações de doenças relacionadas ao Aedes aegypti. “Temos que trabalhar em prol da população. É uma parceria bem-vinda já iremos marcar treinamento com a equipe deles”, informa a supervisora técnica da VIEP, Neuza Santos.
Dia D de Mobilização nesta sexta
Em continuidade com as ações, a Vigilância Epidemiológica realiza nesta sexta-feira, 30, blitz educativa na Avenida João Durval, Estação Nova. Às 8h da manhã agentes comunitários, agentes de endemias, entre outros profissionais, farão a distribuição de informativos, com orientação para população. No mesmo horário, ações semelhantes estarão acontecendo nos bairros Mangabeira, Distrito de Humildes, Gabriela e Santo Antônio.
Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário