Merendeiras aprendem receitas utilizando cascas, talos e folhas


Cascas, talos e folhas também podem ser utilizados para o preparo de comida. Esta foi uma das dicas da nutricionista Marion Cerqueira dos Santos, do Mesa Brasil SESC, durante a capacitação continuada para merendeiras da Rede Municipal de Educação. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira, 27, no auditório da Escola Municipal Acioly Silva Araújo, no Muchila.

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Marion Santos falou sobre o aproveitamento total dos alimentos e debateu com as merendeiras a importância de evitar o desperdiçar. “Muitas vezes, mesmo cozinhando diariamente, não se sabe que existem certas partes dos alimentos que podem ser aproveitadas. E não são. Esta noção evita justamente que os alimentos sejam jogados fora”, explica.
Oferecermos o melhor às crianças
“Meu trabalho na cozinha melhorou muito depois que comecei a participar da capacitação”, ressalta Iraildes Pereira de Jesus (foto), que atua como merendeira da Rede Municipal há dez anos. “Indico que outras colegas participem, pois é um aprendizado necessário para oferecermos o melhor às crianças”, destaca.
Higiene, cuidados com o armazenamento da comida, organização na cozinha, uso dos itens alimentares em novas receitas e a manipulação adequada dos alimentos foram também abordados pela equipe de nutrição do setor de Alimentação Escolar da Seduc. As merendeiras ainda receberam um kit com touca, avental e livro de receitas com várias sugestões interessantes.
Trabalho em equipe é essencial
“Falamos sobre as principais dúvidas que aparecem quando visitamos as escolas. Além disso, destacamos a importância do trabalho em equipe, pois este é essencial na atuação da merendeira”, comenta a nutricionista Kelli Carine Cerqueira (foto).


Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário