Colóquio na FTC debate temas do Direito na atualidade



Temas atuais, palestrantes consagrados, professores e estudantes comprometidos. Essa mistura resultou em debates de alto nível na FTC Feira de Santana. O III Colóquio de Direito Redescobrindo Novos Rumos movimentou centenas de pessoas entre os dias 31/10 e 1º/11, no Auditório Professora Terezinha Mamona e em salas de aula. Foram nada menos que seis palestras e dois minicursos, distribuídos em 20 horas de atividades.


De noções de Direito Penal, Código Civil e Estrutura Analítica do Crime, às Prerrogativas do Advogado e até o Direito de Ser Solteiro, os participantes do evento fizeram um passeio pelas mais variadas temáticas. A proposta, de acordo com a estudante Bruna Sampaio, presidente da comissão responsável pela organização do evento, foi diversificar os temas para ampliar os debates.

Já na primeira noite os palestrantes surpreenderam pela abordagem interativa e a riqueza de conteúdo. Os professores Cléver Jatobá e Rodolfo Pamplona, autores das obras Curso de Direito da Família e Manual de Direito Civil, respectivamente, dividiram a mesa com Lize Borges, que falou sobre união estável, eventual contrato para namorados e outras questões voltadas para a população solteira.

Cléver Jatobá fez uma ampla explanação sobre a questão da multiparentalidade e o direito da paternidade socioafetiva, independente do vínculo sanguíneo e surpreendeu ao apresentar um de seus livros, Pluralidade das Entidades Familiares, ilustrado pelo artista plástico feirense Carlo Barbosa, já falecido. Por sua vez, Rodolfo Pamplona, que é juiz do Trabalho, falou sobre a história do Código Civil e o que a sua evolução representa para a sociedade brasileira.


A segunda noite do evento ficou por conta dos não menos consagrados Matheus Biset, que abordou as alterações da lei de combate ao feminicídio; Daniel Keller, que falou sobre as prerrogativas do advogado na investigação criminal e Gamil Foppel, com o instigante tema “Novo (?) Código Penal”. Os dois minicursos, mediados pela professora Geruza Gomes, coordenadora do curso, foram ministrados pelos professores Felipe Ghiardelli e Thifani Ribeiro.

A magnitude do Colóquio, realizado pelos formandos, com a coordenação do professor Jamil Musse e apoio do colegiado, foi reconhecida pelo professor Cristiano Lôbo, diretor da Rede FTC, que participou da abertura oficial ao lado da professora Marcly Amorim Pizzani, diretora adjunta. “A academia não é feita somente na sala de aula”, afirmou, destacando que o curso já formou a primeira turma. “Estamos buscando a excelência”, enfatizou o diretor.
Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário