Relato sobre câncer de mama emociona participantes de evento na FTC



“Eu conto a minha história até em ponto de ônibus”. Parece até coisa de quem não tem o que fazer, mas não é. A principal tarefa da professora Ana Regina Lôbo, de 63 anos de idade, nos últimos tempos, tem sido exatamente essa: Contar às pessoas como descobriu, tratou e curou um câncer de mama. O seu depoimento foi o ponto alto do evento sobre o assunto, realizado sexta-feira (26), na FTC Feira de Santana, e emocionou o público, formado por estudantes professores e profissionais de saúde.


A proposta da Liga Acadêmica do Coração era promover a discussão sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, dentro da programação do Outubro Rosa. Mas antes das palestras que mantiveram o Auditório Professora Terezinha Mamona lotado os participantes foram brindados com um emocionante testemunho. Esbanjando alegria e saúde – isso mesmo, ela está curada – Ana Regina deu um show de autoestima e vontade de viver.

Citando um autor desconhecido, ela disse que “o bom é quando conseguimos sair da gente e ver o outro”, fazendo alusão à importância do apoio para superar a doença, em especial da família. Em meio às fotos de familiares, Ana Regina exibiu fotos dos seios, antes e depois das intervenções realizadas por conta do câncer. E em nenhum momento deixou de mostrar um largo sorriso, como se estivesse o tempo inteiro a agradecer pelo dom da vida.
 
O evento foi aberto pelo professor Cristiano Lôbo, diretor da Rede FTC, que ressaltou a importância do tema em debate, bem como de todas as ações promovidas pela Instituição ao longo do mês de outubro, como alerta para a prevenção do câncer de mama. Ele também destacou o empenho da Liga Acadêmica do Coração, que envolve os cursos de Enfermagem, Biomedicina, Educação Física e Odontologia, o que garante o caráter multidisciplinar das atividades.

Além do relato de vivência, a programação do evento, cujo tema foi “Abordagem Multidisciplinar na Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama”, contou com a participação da professora Morgana Mascarenhas, coordenadora do curso de Nutrição da FTC, que falou sobre a questão nutricional relacionada ao paciente oncológico; Neila Reis da Silva que abordou os sinais e sintomas do câncer de mama e feridas oncológicas; e Eujcely Santiago, com o tema doença oncológica.

Vários outros aspectos da doença, como o diagnóstico e a imunoterapia, abordados por Adriana Sales Siqueira, e a questão psicológica da família e do paciente, tema da palestra de Lorena Moura Santana, mereceram destaque na programação. “O resultado superou nossas expectativas”, comemorou a estudante Ana Carla de Jesus Paixão, que cursa o terceiro semestre de Enfermagem e é presidente da Liga. Ana Vitória Oliveira, diretora da entidade, também fez avaliação positiva do evento.

Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário