FTC Feira de Santana apresenta "O Juiz vai à sala de aula"


Foi uma noite na qual o conhecimento aflorou, quando o auditório da FTC, Professora Terezinha Mamona, ficou lotado. Com o projeto "O JUIZ VAI À SALA DE AULA", em parceria com o TJ/BA, o Núcleo de Práticas Jurídicas levou para os alunos da FTC, a Juíza Titular da Vara do Júri de Feira de Santana Drª Márcia Simões Costa. O tema da noite foi 'Prática Processual Penal'. Ela levou aos estudantes e professores a sua experiência à frente do Tribunal do Júri de nossa cidade quando completou neste mês, dois anos como titular.



Tratou como ocorrem as fases processuais e os momentos de manifestação do juízo para fazer a pronúncia ou impronúncia e dos prazos processuais. Também como devem os advogado de defesa e promotoria atuar durante o Tribunal do Júri, e da experiência que o aluno deve ter junto ao júri para segurança quando atuarem perante o magistrado.

Falou da responsabilidade enquanto juíza e da sua imparcialidade ao proferir as sentenças e da sua responsabilidade social.

Abordou sobre a importância do advogado, sendo ele um elo entre o cidadão e a justiça, e o quanto deve agir com ética na construção de provas lícitas, pois os valores construídos junto à família, a escola e a sociedade são imprescindíveis para o Juiz dar a sua sentença ao final de um Tribunal do Júri.


Apresentou dados estatísticos dos processos que hoje se encontravam e hoje se encontra ainda mais de 3 mil processos na Vara do Júri de Feira de Santana e das experiências realizadas com os mutirões que realizou desde que assumiu a titularidade do Tribunal para desafogar a justiça local.

Ao final, a Coordenadora do Curso de Direito da FTC, Professora Geruza Gomes, e a do Núcleo de Práticas Jurídicas, Emanuelle Moreira, agradeceram em nome da instituição a presença da Ilustre Magistrada Drª Márcia Simões por trazer para os alunos do curso notáveis conhecimentos e experiências à frente da Vara do Júri de Feira de Santana.


Da Redação
Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário