Esquema de fake news: agência nega elo com Bolsonaro, mas diz não controlar mensagem via Whatsapp



O diretor da Yacows, uma das agências de marketing digital apontada entre as envolvidas num esquema de distribuição de material anti-PT na campanha eleitoral via Whatsapp, nega ter sido procurado por empresários ligados ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ele afirma que não tem como impedir que alguém use sua plataforma para divulgar conteúdo desse tipo. "A partir do momento que a pessoa se cadastra para disparar mensagens em nossa plataforma, não tenho controle", disse Lindolfo Antonio Alves Neto.
 

esquema foi revelado por reportagem da Folha de S.Paulo e envolve pagamento feito por empresários por pacotes de distribuição em massa de mensagens no Whatsapp, o que é considerado ilegal por se tratar de doação por empresas, vedada pela legislação eleitoral, e não declarada. Especialistas em direito eleitoral dizem que um candidato pode ser responsabilizado caso se beneficie de apoio ilegal de empresários. A prática pode envolver ao menos três irregularidades: 1) são proibidas doações de pessoas jurídicas; 2) todo dinheiro gasto de alguma forma na campanha precisa ser declarado; 3) não é permitido usar listas de contatos compradas para espalhar conteúdos.

 

Pesquisa Datafolha divulgada na noite de ontem mostra Bolsonaro com 59% dos votos válidos contra 41% de Fernando Haddad (PT) para o segundo turno da eleição presidencial. A vantagem de Bolsonaro sobre Haddad continua maior entre os homens (58% a 32%) do que entre as mulheres (43% a 39%). O candidato do PT só aparece à frente do adversário no Nordeste, o mais fiel reduto petista. Haddad tem 53% das intenções de voto na região e Bolsonaro aparece ali com 31%.
 

clima esquentou no debate de ontem à noite da Band entre os candidatos ao governo de São Paulo João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB). Houve troca de ofensas e em vários momentos Doria tentou colar no adversário vínculo com o PT e com a esquerda, enquanto França usou declarações de tucanos para dizer que Doria é traidor. Veja a íntegra do debate.


Fonte: ResumododiaUol
Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário