Expofeira: Terreiro da Casa do Vaqueiro será transformado em espaço para o agrossaber


Durante a 43ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, o terreiro da Casa do Vaqueiro, no Parque João Martins da Silva, será transformado em um diversificado espaço do ‘agrossaber’, microcosmo para práticas que, se aplicadas, diversificam a produção, aumentam a produtividade, transformam as pequenas propriedades.

A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria de Agricultura e o curso de agronomia da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). “Vamos mostrar a estes agricultores modernas práticas de cultivo de palma, por exemplo, que é plantada de maneira condensada, método que aumenta sobremaneira a produtividade”, diz Mirela Carvalhal, agrônoma da Seagri.
As novas práticas serão aliadas de algumas formas de plantio tradicional, como as espécies medicinais. Além do cultivo, será mostrada a importância do seu uso, bem como os cuidados que devem ser tomados quando da sua ingestão. Serão mostrados cultivos numa horta vertical, montada em tubos de PVC.
“As atividades deste microcosmo serão voltadas às pequenas propriedades”, afirmou Mirela Carvalhal. Estas pessoas, que também participarão das palestras oferecidas pelo Sebrae, aprenderão técnicas de silagem e preparação da maniva. Eles também aprenderão sobre o plantio consorciado de árvores e leguminosas.
Técnicos da Seagri estão construindo um biodigestor, equipamento relativamente simples que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás – que pode ser usado para cozinhar alimentos - e adubo. Geralmente é alimentado por restos de alimentos, fezes de animais e água.

Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário