Vacina contra a gripe começou nesta segunda nos postos de saúde


Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na tarde desta segunda-feira, 23, e segue até 01 de Junho, sendo o dia D 12/05. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu até o momento 20%  das doses do imunizante, que corresponde ao quantitativo de 29 mil doses para os grupos prioritários. Por este motivo, a vacina irá ocorrer por categoria (cronograma abaixo).

Para dinamizar o fluxo e atender a demanda, os profissionais de saúde serão os primeiros a serem imunizados, a medida visa evitar a proliferação da doença protegendo aqueles que estão na linha de frente, lidando diretamente com os pacientes. 
“Pedimos que a população compareça dentro da data estabelecida no cronograma por categoria. É claro que estaremos preparados, para caso ocorra alguma intercorrência e alguém compareça fora da data, não deixaremos de imunizar”, informa a referência técnica em imunização, Carlos Henrique Valverde.
Tem direito a vacina crianças de seis a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), idosos com 60 anos ou mais, funcionários da área da saúde, indígenas, população e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, em exceção ao portador da hipertensão sem comorbidade, e professores da rede pública e privada.
Segue cronograma de imunização.

Profissionais de Saúde
23 de Abril a 02 de Maio
Gestantes, puéperas e idosos
14 de Maio a 18 de Maio
Privados de liberdade e medidas socioeducativas
25 de Maio a 01 de Junho
Crianças
03 de Maio a 12 de Maio
Comorbidades e professores
19 de Maio a 25 de Maio
 


Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário