Estudantes da FTC orientam contribuinte para declarar Imposto de Renda


Você já prestou contas ao leão? Nesta época do ano, muitas pessoas não sabem ao certo se devem ou não fazer declaração do Imposto de Renda, ou como fazer. É em situações assim que projetos como o realizado pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis da FTC Feira de Santana mostram sua importância. Até esta sexta-feira (27/4) eles estarão no Boulevard Shopping, orientando os contribuintes, com a supervisão de professores da área.


O atendimentoé feito das 13h as 17h30,que é organizado pela coordenação do curso, inclui desde orientações básicas sobre teto de rendimento tributável e deduções a valores de multas estabelecidas pela Receita Federal, a elaboração da declaração.  O prazo limite para fazer a declaração é dia 30 de abril e o rendimentodeve ser acima de R$ 28.559,70, uma média de R$ 2.379,78 por mês. Salários, décimo terceiro, aposentadoria ou aluguéis são considerados ganhos tributáveis.

Se para os contribuintes a ação da FTC representa agilidade e economia ao fazer a declaração, para os estudantes o momento é de aprendizado. “Inicialmente fomos capacitados para prestar o serviço e depois, a parte prática”, contou Débora Lopes. Ela lembrou que o primeiro momento da atividade aconteceu dentro do campus, no período de 14 a 17 deste mês, com o treinamento dos alunos, seguido de atendimento ao público.

O contato com o público é o principal aspecto destacado pela estudanteYasmin Santos, que considerou a experiência enriquecedora. “Através do projeto já temos uma ideia da realidade do mercado”, observou a estudante. Destacando que a ação envolve professores e alunos de todos os semestres, o professor AbidermanMoura, coordenador do curso, a importância maior do projeto é levar os estudantes para o campo, associando teoria e prática.

Para fazer sua declaração junto à coordenação do curso de Ciências Contábeis da FTC Feira de Santana é preciso apresentar a declaração e recibo de entrega do Imposto de Renda de 2017, contracheques que comprovem o salário, aposentadoria ou o recebimento de alugueis, documentos de compra e venda de imóveis no ano passado e documentos gerais do declarante, cônjuges e dependentes, se for o caso.

Algumas despesas também podem ser deduzidas da declaração, como comprovantes de pagamentos de escolas particulares, despesas com saúde e empregado doméstico com carteira assinada e INSS recolhido. Nestes casos, também é preciso apresentar comprovação dos gastos. A multa da Receita Federal para cada mês de atraso é de 1% do valor devido, podendo chegar até 20%.
Share on Google Plus

Sobre Santiago Live

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário